quarta-feira, 27 de maio de 2015

Espectrometria de Massas com Plasma Indutivamente Acoplado (ICP-MS): Conceitos, Instrumentação e Aplicações

Palestra gratuita com vagas limitadas. Faça sua inscrição no link abaixo.


A Espectrometria de Massas com Plasma Indutivamente Acoplado (ICP-MS) é uma técnica de análise de metais que agrega uma série de características distintas e seu uso vem sendo bastante difundido em diversos campos de aplicação como na indústria de alimentos, indústria química, farmacêutica, laboratórios de pesquisas, laboratórios de rotina entre outros. Esta técnica agrega a possibilidade de análise de uma grande variedade de elementos (metais e alguns não metais) de maneira multi elementar quase simultânea em uma ampla faixa de concentrações e matrizes.

Recentemente, uma tecnologia inovadora foi introduzida como alternativa robusta e com desempenho em termos de sensibilidade inigualável comparado a demais instrumentos com separador de massa quadrupolo (LODs na faixa de ppt e ppq), esta  instrumentação agrega ainda algumas características de desempenho distintas como um custo operacional excepcionalmente baixo (economia de 50% em argônio), bem como o uso dos modos de reação e colisão para solução de interferências espectrais. A combinação de tecnologias inovadoras no mesmo projeto resulta em uma robustez analítica única frente a problemas analíticos difíceis comparado a instrumentação disponível no mercado. Aplicações para análise de amostras clínicas e toxicológicas, ambientais, de materiais, combustíveis, bem como a  interface com instrumentos de HPLC (para especiação) bem como com laser ablation (análise de nanomateriais) serão abordados.

Palestrante: Dr. Julio Cezar Paz de Mattos, Doutor em Química pela UFSM
Data: 29 de Julho, 4ª feira
Horário: das 14h às 16h30
Local: Auditório da Polimate: Rua Paulo Orozimbo 1190, Aclimação, São Paulo (veja como chegar)
 

fPalestra gratuita com vagas limitadas. Clique aqui e faça sua inscrição.

Espectrometria de Emissão Óptica de Alta Resolução com Plasma Indutivamente Acoplado (HR-ICP OES)

Palestra gratuita com vagas limitadas. Faça sua inscrição no link abaixo.


A Espectroscopia de Emissão Óptica com Plasma Indutivamente Acoplado (ICP OES) é uma técnica de análise de metais que agrega uma série de características distintas e seu uso vem sendo bastante difundido em diversos campos de aplicação como na indústria de alimentos, indústria química, farmacêutica, laboratórios de pesquisas, laboratórios de rotina entre outros. Esta técnica agrega a possibilidade de análise de uma grande variedade de elementos (metais e alguns não metais) de maneira multi elementar sequencial ou simultânea em uma ampla faixa de concentrações e matrizes. 

Recentemente, uma evolução tecnológica foi introduzida como uma alternativa robusta e com novas possibilidades, a Espectrometria de Emissão Óptica de Alta Resolução com Plasma Indutivamente Acoplado (HR-ICP OES), a instrumentação com este conceito agrega algumas características de desempenho distintas advindas da alta resolução ( 2 pm em 200 nm), bem como de outras características instrumentais distintas como a tocha na posição vertical com gerador de RF de 40 MHz e potência máxima de 1700 W. A combinação destes elementos no mesmo projeto resulta em uma robustez analítica única frente a problemas analíticos difíceis para a instrumentação convencional como para análise de combustíveis e solventes orgânicos, análise de amostras salinas, ligas metálicas e materiais (especialmente para análise de elementos das terras raras).


  • Palestrante: Dr. Julio Cezar Paz de Mattos, Doutor em Química pela UFSM
  • Data: 22 de Julho, 4ª feira
  • Horário: das 14h às 16h30
  • Local: Auditório da Polimate: Rua Paulo Orozimbo 1190, Aclimação, São Paulo (veja como chegar)

Palestra gratuita com vagas limitadas. Clique aqui e faça sua inscrição.

USP Capítulos 232-233: Implementação da Análise de Impurezas Elementares em Excipientes Ativos e Produtos Farmaceuticos

Palestra gratuita com vagas limitadas. Faça sua inscrição no link abaixo.


Nesta palestra serão abordados os aspectos técnicos e limitações relacionadas ao ensaio limite para metais pesados em produtos farmacêuticos bem como sobre a implementação dos capítulos 232 e 233 da USP para excipientes ativos e produtos farmacêuticos. O capítulo 232, específica os elementos (Cd, Pb, As, Hg, Ir, Os, Pd, Pt, Rh, Ru, Cr, Mo, Ni, V e Cu), bem como seus limites em excipientes, ativos e produtos farmacêuticos. Estas impurezas elementares incluem catalisadores e contaminantes do ambiente que podem estar presentes nestes produtos. Estas impurezas podem ocorrer naturalmente, ser adicionadas intencionalmente ou inadvertidamente (ex. devido a interações com equipamentos durante o processo). Quando impurezas elementares estão presentes, foram adicionadas ou tem potencial para serem introduzidas durante o processo, é necessário que se garanta que a suas concentrações estejam de acordo com os limites estabelecidos neste capítulo.


Já o capítulo 233 descreve dois procedimentos analíticos (usando ICP OES ou ICP-MS) para a análise dos níveis destas impurezas elementares em excipientes, ativos e produtos farmacêuticos. Nesta apresentação, também será abordado o cronograma de implementação dos capítulos 232-233 e a omissão definitiva do capítulo 231 da USP e, consequentemente seu uso pela indústria farmacêutica.

  • Palestrante: Dr. Julio Cezar Paz de Mattos, Doutor em Química pela UFSM
  • Data: 15 de Julho, 4ª feira 
  • Horário: das 14h às 16h30
  • Local: Auditório da Polimate: Rua Paulo Orozimbo 1190, Aclimação, São Paulo (veja como chegar)

Palestra gratuita com vagas limitadas. Clique aqui e faça sua inscrição.